Desenho de soluções interativas
Desenho de soluções interativas
Boa Noite seguidores, hoje vou explicar-vos o desenho de soluções interativas, espero que seja do vosso agrado. Vamos então começar...
O desenho de soluções interativas deve
ser precedido do levantamento de todos
os requisitos envolvidos, podendo este ser
mais ou menos complexo, de acordo com
o tamanho e a complexidade destas.
• Definição da solução interativa a
desenvolver;
• Caracterização do tipo de imersão
pretendido;
• Avaliação, caracterização e suporte dos
vários dispositivos a utilizar;
• Definição da capacidade de perceção dos
movimentos do utilizador;
• Avaliação de recursos e capacidades;
• seleção das ferramentas a utilizar no
desenvolvimento;
• Criação e edição de formas geométricas e
texturas;
• Descrição da visão estereoscópica;
• Caracterização do hardware, do software e
do suporte de rede;
• Modelação da ação física do sistema.
Existem diversas ferramentas para a criação de soluções
interativas no âmbito da realidade virtual:
DI-Guy → permite adicionar características do
comportamento humano a acontecimentos simulados em
tempo real. Cada característica altera-se de forma
realista, responde a comandos simples e movimenta-se
no ambiente de acordo com as indicações. Estas
características são animadas de forma automática.
Gizmo3D → é uma solução completa para a industria,
aplicações militares e jogos. Para além de ser usado
pelos serviços militares é também utilizada na indústria
espacial. Permite desenvolver formas geométricas de
uma forma rápida, sombras em tempo real, estruturas
recursivas, ambientes e animação.
Virtus Walk Through Pro → permite uma visualização
3D intuitiva. Possui ferramentas de modelação e de
edição, cria perspectivas corretas com o mapeamento
de texturas, tem capacidade de exportar VRML (Virtual
Reality Modeling Language) e combina a capacidade de
rendering 3D em tempo real com as movimentações
detetadas.
WorldToolKit para Windows → permite o
desenvolvimento de ambientes 3D simulados e
aplicações de realidade virtual. É uma livraria
orientada a objetos com um alto nível de funções para
configuração, interação e controlo da simulação em
tempo real.
VRML → Linguagem de programação de
ambientes virtuais de rede para internet,
podendo as suas aplicações ser executadas na
maioria dos browsers.
CAVELib → é a API (Aplication Programmer s Interface)
mais utilizada para o desenvolvimento de aplicações
visualmente imersivas. É uma plataforma que permite
criar um produto final de alta qualidade que pode ser
executado em diferentes sistemas operativos, como o
Windows, o Linux, o Solaris e o IRIX, e
independente dos sistemas de visualização utilizados.
Até à próxima!! 👋
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