Aplicações da Realidade Virtual Imersiva
Aplicações da Realidade Virtual Imersiva
Embora a realidade virtual imersiva seja muito vinculada
ao universo dos games e entretenimento, há várias áreas em que ela
pode ser aplicada.
Para quem quer aprender mais sobre a tecnologia para
explorar oportunidades de aplicação no ambiente corporativo, vale a pena
conhecer os exemplos de utilização da realidade imersiva que vou apresentar a
seguir.
Nas empresas
Uma das possíveis aplicações da realidade virtual imersiva
nas empresas é no treinamento de colaboradores.
O recurso pode ser utilizado para simular qualquer situação
em que, por motivos diversos (logística, custos, periculosidade, etc.), é mais
vantajoso ou recomendável experimentar no mundo virtual do que real.
Outra possibilidade é na criação de protótipos para
simular a experiência de uso de um produto ou serviço que está sendo
desenvolvido pela empresa.
No treinamento de pilotos
Os simuladores de voo são, seguramente, a aplicação mais
consolidada da realidade imersiva, pois já são usados há muito
tempo no treinamento de pilotos de aeronaves.
Atualmente, qualquer pessoa que queira um dia pilotar um
grande avião comercial começa a aprender os comandos em um simulador.
É uma cabine em que ele tem os mesmos controles que um avião
de verdade, e que tem telas nas janelas que simulam um voo real.
A experiência é muito próxima daquela que o piloto terá ao
levantar voo de fato.
Além de permitir horas e mais horas de treinamento sem
precisar mobilizar todos os recursos necessários para voar com um avião real, é
possível simular situações adversas, como fortes turbulências ou
pousos de emergência.
Cenários nos quais, sem o simulador, o futuro piloto só
aprenderia como reagir na teoria, jamais na prática.
Na educação
Os jovens começam a ter contato com a internet e
dispositivos como celular, tablet e computador cada vez mais cedo.
O mundo virtual apresenta tantos estímulos que fica muito
difícil para os estudantes terem interesse no modelo de ensino antigo.
A realidade imersiva é uma das alternativas de recursos que podem ser utilizados para despertar a atenção dos jovens aos temas das matérias escolares.
E não vale apenas para crianças e adolescentes. Adultos,
universitários, profissionais em cursos de capacitação, enfim, qualquer um pode
tornar a aprendizagem mais interessante com a realidade
imersiva.
O alto preço que os dispositivos de realidade virtual custam
hoje atrapalha a disseminação da tecnologia em instituições de ensino, mas esse
é um fato que pode mudar.
Na saúde
Esta é uma das áreas mais promissoras para a utilização da realidade imersiva.
Por exemplo, no treinamento de médicos, que
podem repetir exaustivamente procedimentos de alto risco em um ambiente
simulado.
Essa tecnologia pode ser combinada com a robótica, de modo
que, ao executar o procedimento em um paciente, o médico utilizará os mesmos
comandos virtuais, e máquinas com grande sensibilidade e precisão executam os
movimentos.
Talvez ainda mais revolucionário é o uso da realidade
imersiva no tratamento de diversos tipos de transtornos psicológicos,
em especial no combate a fobias.
Os sistemas imersivos permitem que o paciente experimente
determinada situação sem enfrentar a tensão que sentiria na vida real.
Alguns exemplos são os casos de pessoas que têm medo de viajar de avião ou de altura, cenários que podem ser simulados tranquilamente em ambientes virtuais.
Na arquitetura
É outra área em que o uso da realidade virtual já tem alguma
tradição, com as maquetes 3D.
A tecnologia passa de não imersiva para imersiva, porém,
quando o usuário pode visualizar essa maquete em tamanho real e até caminhar
por ela.
É a experiência mais realista possível que se pode ter de
um empreendimento imobiliário sem estar perto dele – ou antes
de ele ter sido concluído.
No turismo
Empresas que prestam serviços relacionados a viagens e
turismo podem criar ambientes virtuais para atrair clientes a determinados
destinos, hotéis, atrações, etc.
A tecnologia permite a criação de catálogos
tridimensionais, nos quais o usuário pode ter um gostinho de como será a experiência
da viagem.
É um recurso com muito mais apelo que fotos e vídeos
normais.
Por isso, pode ser um diferencial importante para conquistar
clientes e se posicionar como uma marca moderna.
Até à próxima!! 👋
Comentários
Enviar um comentário