Aplicações da Realidade Virtual Imersiva


Aplicações da Realidade Virtual Imersiva


Embora a realidade virtual imersiva seja muito vinculada ao universo dos games e entretenimento, há várias áreas em que ela pode ser aplicada.

Para quem quer aprender mais sobre a tecnologia para explorar oportunidades de aplicação no ambiente corporativo, vale a pena conhecer os exemplos de utilização da realidade imersiva que vou apresentar a seguir.


Nas empresas

Uma das possíveis aplicações da realidade virtual imersiva nas empresas é no treinamento de colaboradores.

O recurso pode ser utilizado para simular qualquer situação em que, por motivos diversos (logística, custos, periculosidade, etc.), é mais vantajoso ou recomendável experimentar no mundo virtual do que real.

Outra possibilidade é na criação de protótipos para simular a experiência de uso de um produto ou serviço que está sendo desenvolvido pela empresa.


No treinamento de pilotos

Os simuladores de voo são, seguramente, a aplicação mais consolidada da realidade imersiva, pois já são usados há muito tempo no treinamento de pilotos de aeronaves.

Atualmente, qualquer pessoa que queira um dia pilotar um grande avião comercial começa a aprender os comandos em um simulador.

É uma cabine em que ele tem os mesmos controles que um avião de verdade, e que tem telas nas janelas que simulam um voo real.

A experiência é muito próxima daquela que o piloto terá ao levantar voo de fato.

Além de permitir horas e mais horas de treinamento sem precisar mobilizar todos os recursos necessários para voar com um avião real, é possível simular situações adversas, como fortes turbulências ou pousos de emergência.

Cenários nos quais, sem o simulador, o futuro piloto só aprenderia como reagir na teoria, jamais na prática.





Na educação

Os jovens começam a ter contato com a internet e dispositivos como celular, tablet e computador cada vez mais cedo.

O mundo virtual apresenta tantos estímulos que fica muito difícil para os estudantes terem interesse no modelo de ensino antigo.

A realidade imersiva é uma das alternativas de recursos que podem ser utilizados para despertar a atenção dos jovens aos temas das matérias escolares.

E não vale apenas para crianças e adolescentes. Adultos, universitários, profissionais em cursos de capacitação, enfim, qualquer um pode tornar a aprendizagem mais interessante com a realidade imersiva.

O alto preço que os dispositivos de realidade virtual custam hoje atrapalha a disseminação da tecnologia em instituições de ensino, mas esse é um fato que pode mudar.





Na saúde

Esta é uma das áreas mais promissoras para a utilização da realidade imersiva.

Por exemplo, no treinamento de médicos, que podem repetir exaustivamente procedimentos de alto risco em um ambiente simulado.

Essa tecnologia pode ser combinada com a robótica, de modo que, ao executar o procedimento em um paciente, o médico utilizará os mesmos comandos virtuais, e máquinas com grande sensibilidade e precisão executam os movimentos.

Talvez ainda mais revolucionário é o uso da realidade imersiva no tratamento de diversos tipos de transtornos psicológicos, em especial no combate a fobias.

Os sistemas imersivos permitem que o paciente experimente determinada situação sem enfrentar a tensão que sentiria na vida real.

Alguns exemplos são os casos de pessoas que têm medo de viajar de avião ou de altura, cenários que podem ser simulados tranquilamente em ambientes virtuais.





Na arquitetura

É outra área em que o uso da realidade virtual já tem alguma tradição, com as maquetes 3D.

A tecnologia passa de não imersiva para imersiva, porém, quando o usuário pode visualizar essa maquete em tamanho real e até caminhar por ela.

É a experiência mais realista possível que se pode ter de um empreendimento imobiliário sem estar perto dele – ou antes de ele ter sido concluído.


No turismo

Empresas que prestam serviços relacionados a viagens e turismo podem criar ambientes virtuais para atrair clientes a determinados destinos, hotéis, atrações, etc.

A tecnologia permite a criação de catálogos tridimensionais, nos quais o usuário pode ter um gostinho de como será a experiência da viagem.

É um recurso com muito mais apelo que fotos e vídeos normais.

Por isso, pode ser um diferencial importante para conquistar clientes e se posicionar como uma marca moderna.


Até à próxima!! 👋








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